A arteterapia é uma abordagem terapêutica que ajuda as pessoas a expressarem e reconhecerem seus sentimentos por intermédio de atividades artísticas, fazendo com que elas tenham mais consciência de si mesmas; um trabalho de autoconhecimento.

Ela é uma abordagem que pode ser utilizada com qualquer pessoa, mas com as crianças é especialmente eficiente já que estas ainda não conseguem expressar por meio de palavras exatamente o que estão sentindo, suas emoções, o que está se passando de verdade em suas vidas. A arte, o trabalho expressivo, então, é uma ferramenta de comunicação que torna visível o que está se passando com essa criança.

Através de um desenho, uma pintura, da interpretação de uma cena, uma dança, da produção de uma escultura com argila, massa de modelar ou uma construção com sucata elas vão trabalhando seus medos, suas angústias, suas frustrações, expectativas, alegrias; vão “conversando” com essas imagens internas e elaborando algumas questões que ainda podem não estar bem acomodadas dentro delas. Muitas vezes esse processo acontece sem que se precise trocar muitas palavras, porque a arte tem esse poder curador de ir transformando internamente quem com ela entra em contato.

Na Esconderijo Sapeca estamos tendo a oportunidade de trabalhar as emoções das crianças através do Programa Meu Mundo de Emoções, que utiliza da arteterapia para fazê-los reconhecer e nomear cada uma das emoções básicas, entendendo que todas são importantes e possuem uma função, mesmo aquelas que não são tão agradáveis de serem sentidas. Entendemos que esse reconhecimento é muito importante pois faz com que as crianças tenham mais consciência sobre o que estão sentindo e como estão se comportando diante desse sentimento. Temos um encontro também com as educadoras e com os pais para que estes possam acolher esse novo momento das crianças.

A arteterapia pode ser desenvolvida em grupo, da forma como estamos fazendo na escola, mas também é possível ser trabalhada individualmente, onde se pode focar em alguma questão específica do cliente/paciente e com técnicas bem dirigidas para o que se necessita. Além disse é possível trabalhar com adultos, adolescentes, idosos...enfim, com qualquer pessoa que busque um autoconhecimento, uma maior consciência de si mesmo através de um processo leve, lúdico, mas transformador e profundo!