É maravilhoso estarmos de volta! Retornarmos nossa rotina com todos os cuidados necessários para o bem-estar e segurança de todos, seguindo todo o plano de contingência estabelecido. É impressionante observar como as crianças veem a cada dia se adaptando a todos esses cuidados e a nova rotina da escola.

Como educadora estou maravilhada e constantemente emocionada ao ver tanta alegria em nossas crianças no retorno para este lugar que é tão nosso, estamos nos sentindo pertencentes novamente a nossa escola, espaço esse privilegiado, potente, oportunizado por uma escola que valoriza e respeita as infâncias, por uma escola que vê e acredita na criança como protagonista da sua própria aprendizagem, isso é incrível!

Ver a expressão no rosto de cada criança ao chegar à escola no seu retorno, seu olhar cheio de alegria, de curiosidade em ver, observar, recordar momentos vividos e querer com euforia e entusiasmo experimentar tudo novamente nos motiva, nos agrega, nos encanta...nossos olhos brilham. Muitas falas e gestos das crianças e das famílias me emocionaram e com certeza, emocionaram e continuam emocionando todas as educadoras e o grupo como um todo, ouvir nossas crianças novamente é indescritível, vê-las é emocionante, um amor tão grande envolvido que vai nos entrelaçando uns aos outros, em uma linda conexão.

Nosso retorno está sendo muito tranquilo, as crianças felizes, se readaptando muito bem. E o que me marca muito como educadora são os sorrisos. Sorrisos? 

Sim, sorrisos! Eles ficam escondidos por de trás das máscaras, mas me refiro aqui aos “olhos sorridentes”, olhos cheios de brilho, de esperança, de alegria e de poder estar e pertencer novamente a nossa escola.

Eles sorriem com os olhos, é lindo demais! Uma alegria imensa vivenciar tudo isso e o mais importante, vê-los bem, seguindo seus processos de aprendizagem, investigando, explorando, vivenciando e experimentando, processos e relações que são importantíssimas na educação infantil.

A cada dia vamos aprendendo mais e nos adaptando cada vez mais às demandas do momento, com cuidados redobrados e tornando assim o nosso retorno feliz e seguro. Felicidade, acolhimento, amor, pertencimento, segurança, cuidados e aprendizagens são as palavras-chave deste momento que estamos vivendo.

Proporcionar o nosso melhor enquanto educadoras e escola é o que nos move e nos faz refletir diariamente, fazendo-nos reinventarmos a cada novo obstáculo que vier a nosso encontro. Com certeza, nos tornamos mais fortes e foi neste período difícil que sentimos ainda mais a importância da escola em nossas vidas. É um momento muito especial e muito bom, estar de volta e aos poucos receber nossas crianças, sempre dando o nosso melhor. Cada criança é única e especial, tem seu lugar em nossa escola e em cada um de nós, pois o afeto, está intrinsicamente ligado ao nosso cotidiano.

A cada criança que retorna e a cada criança nova que passa a habitar nosso espaço, traz consigo mais vida, mais alegria, mais cor, mais conhecimento, pois, nós não somente mediamos aprendizagens, nós aprendemos com eles todos os dias, e essa é uma das tantas maravilhas de ser educadora.

Falar de infâncias é falar do nosso compromisso com o mundo, compromisso com cada criança e com suas singularidades.

Estamos esperando todos vocês para preencher e completar nossos dias, aqui na nossa amada Escola Esconderijo Sapeca.