Para muitas famílias a alimentação da criança é sempre uma preocupação. O momento das refeições se torna tenso pois os pequenos se recusam a comer alimentos nutritivos e experimentar novos alimentos.

A Neofobia alimentar é muito comum em crianças em idade pré-escolar e se caracteriza pelo medo de consumir novos alimentos. Muitas vezes os alimentos são rejeitados sem nem mesmo a criança experimentar.

O paladar da criança está em formação, e é necessário provar os alimentos diversas vezes para se acostumar com o novos sabores. As famílias devem encorajar a criança a provar, mas nunca forçá-la. Os alimentos rejeitados podem ser aceitos em uma nova ocasião, desde que sejam oferecidos novamente. É preciso paciência e persistência.

Algumas estratégias podem ajudar, como levar à criança junto para as compras na feira ou no mercado e envolvê-la no preparo do alimento. Assim ajudamos a despertar a curiosidade em provar.
Além disso a forma de apresentação do alimento deve variar pois assim há maior probabilidade da criança gostar dele de alguma maneira. A cenoura por exemplo pode ser oferecida ralada, crua, cozida, assada, em rodelas, em formato de palitos ou cortada com cortadores divertidos, e até mesmo na massa de panquecas ou no arroz para deixá-lo colorido. O importante é usar a criatividade e não desistir no primeiro "não" que ouvimos da criança.

Os hábitos alimentares são formados na infância e a família é a principal colaboradora para esta formação. Dificilmente a criança irá consumir alimentos saudáveis se não tiver o exemplo de seus familiares. As refeições em família são muito importantes pois a criança observa e aprende com os exemplos, por isso deve-se optar pelo consumo de alimentos saudáveis.

É importante lembrar que a capacidade gástrica da criança é pequena, e a ideia de que a criança precisa comer bastante para estar bem nutrida não é verdadeira. É preciso respeitar a fome e a saciedade, e ofertar alimentos nutritivos. Evitar que os pequenos belisquem entre as refeições também colabora para que se alimentem melhor.

 

 

Nutricionista Nathália Fioravanzo
CRN2 14318D