Os bebês e as crianças bem pequenas são percebidos como sujeitos investigativos e curiosos, que revelam em cada ação brincante sua potência. A partir da brincadeira heurísitica criam suas hipóteses sobre si mesmo, sobre o outro e o mundo, contando com a presença, o olhar e escuta sensível do(a) educador(a). Com espaços qualificados para o sono, alimentação e aprendizagem, se desenvolvem na configuração da experiência de infância.
Ao ingressar na escola, o universo de relações dos bebês e das crianças pequenas se amplia, novas experiências são possibilitadas e o aprendizado das práticas culturais e sociais vão sendo significados e desenvolvidos em contato consigo e com o outro.
Os espaços de convívio vão sendo, gradativamente, ampliados para que tanto os bebês como as crianças bem pequenas possam interagir e brincar entre pares e também experienciarem situações com as crianças de diferentes idades.
O inesperado, a descoberta, o imprevisível e o encantamento, fazem parte do cotidiano dos berçários. Desde sua chegada à escola, são oportunizadas situações em que ela possa tomar decisão, escolher o que deseja fazer, interagir com as pessoas seja por gesto, olhar, balbucios, sons ou palavras de modo a comunciar como percebe e compreende o mundo a sua volta. Tudo isso por meio do brincar, a ação mais importante que lhe é proporcionada na Educação Infantil.