A Biblioteca André Neves é nossa grande sala de leitura, onde as experiências de leituras são potencializadas pelas educadoras a partir de diferentes estratégias de leitura. Todo ser humano gosta de ouvir e contar histórias. As histórias nos conectam. Criam vínculos. Acolhem os sentimentos e emoções que cada sujeito sente e, em algum momento, parece que só ele sente. As histórias literárias, também podem ser compreendidas como sendo para “nada”, sem vínculo nenhum com o utilitarismo. Ouvir por ouvir. Ler por ler. Simples assim. Apenas pelo deleite, prazer, o gosto e o gozo pela história, pelo texto literário. O vínculo afetivo com as histórias, no nosso caso, com a literatura infantil, é desenvolvida primeiro como um direito da criança, em segundo, pelo compromisso educativo de contribuir para a constituição da formação do leitor literário desde a primeira infância. Nesse sentido, é fundamental criarmos, enquanto escola, ações qualificadas de acesso ao livro e de mediação da leitura literária, através de narrativas visuais.
Para aguçar seu gosto pela leitura e curiosidade em conhecer nossa casa de leitura, compartilhamos algumas de nossas estratégias de leitura:
- Livro: Experiências de leitura
- Leitura deleite
- Criança leitora: a palavra escondida na imagem
- Histórias para bebês
- Túnel da leitura
- Costurando histórias
- Visitando outra casa de leitura
- Piquenique literário
- Biblioteca de portas abertas
- Rituais de Leitura
- CineArte: imagens que narram
- Uma história com muitas histórias
- (Des)Enrolando a língua
- Achadouro de poesia
- Tiragosto literário semanal: sabor fantástico, sabor popular, sabor trava-língua, sabor poético, sabor adivinha e sabor narrativa.