Os “Princípios Sapecas”
A Esconderijo Sapeca apresenta uma proposta totalmente diferenciada de atuação no cuidado e educação de crianças pequenas. Essa orientação parte de uma base muito sólida e consistente, que são os “Princípios Sapecas” – que são como valores imutáveis da escola. Conheça um pouco mais sobre os pontos que fundamentam tudo o que é realizado em nosso ambiente escolar:
Sabedoria: Valorizamos a sabedoria que emerge das relações criança-criança, criança-educadoras, criança-saber, criança-mundo. A criança tem capacidade para aprender com as experiências do cotidiano, num movimento do existir como um acontecimento que decorre das relações humanas e sociais.
Aprendizagem: O processo de aprendizagem é potencializado pelo saber fazer, ser e conviver. E, ainda, o valor do brincar, do divertimento, das emoções e dos sentimentos como elementos essenciais do aprender e do conhecer. Crianças que agem estabelecem importantes conexões através do pensamento que gera uma interpretação, neste sentido, o aprender está intimamente ligado ao saber-viver.
Proteção: Proteger significa responder às necessidades vitais da criança. Proteger é uma linguagem que surge na rede de relações afetivas construídas na cultura e contexto da Escola. A proteção é tomada como sinônimo de cuidado humano, embora a amplitude da proteção esteja para além do cuidar.
Experiências: A escola tem diante de si oportunidade de proporcionar diferentes experiências no âmbito da cultura infantil: socialização, interação, produção de saberes, curiosidade, inventividade, enfim, a descoberta e o prazer de ser e estar no mundo. A experiência neste sentido é algo que toca e acontece com o sujeito, é única e intransferível. O saber da experiência se dá na relação entre o conhecimento e a vida, algo mediado pela prática pedagógica, pelo interesse e curiosidade da criança, com a participação da criança, da família e das educadoras.
Cuidado: Como necessidade humana essencial, o cuidado responde a diversos fatores: sobrevivência, desenvolvimento, ampliação da consciência de si e do outro, modo de estar no mundo. A empatia caracteriza este princípio. Educar cuidando inclui acolher, garantir segurança, alimentar a curiosidade, a ludicidade e as expressões infantis. É dar condições para as crianças explorarem o ambiente de diferentes maneiras e construírem sentidos e significados da prática social e cultural.
Acolhimento: Trata-se, num primeiro momento, de receber aquele que chega à escola. Em seguida, a convivência permite que se reconheçam mutuamente e, a partir dessa relação, novas experiências emergem, modificando a conjuntura educativa. Espera-se, na escola de educação infantil, que ocorra a acolhida da criança, bem como da família. Um princípio pautado nas relações como uma forma de ser e estar no mundo. O cuidado humano visto como ato pedagógico.
Os Princípios Sapecas propõem um diálogo com as linguagens expressivas da infância e a cultura da qual fazem parte, visando a participação e o protagonismo das crianças. Uma escola que respeita a infância, que produz cultura e que provoca diariamente reflexões sobre o ato de cuidar e educar crianças. São preceitos inegociáveis da Esconderijo Sapeca, que a colocam em posição de destaque como espaço especializado na educação de crianças pequenas em nossa cidade.
Comentários