Neste último texto do ano para o nosso blog, achamos interessante trabalhar com uma proposta diferente, relembrando os momentos mais importantes vividos este ano na Esconderijo Sapeca.

E o primeiro momento a ser lembrado não poderia deixar de ser as ‘Trilhas do Brincar’, ação realizada durante as férias, onde foram propostas várias brincadeiras para as crianças a fim de nutrir uma infância mais conectada com a natureza. E, é claro, a fim de fazer desse período, férias de verdade!

Na sequência, ocorreu o ‘Passeio no Calhambeque’, onde as crianças se integraram entre si e com a natureza neste local, que dispõe de uma imensa área verde para lazer.

Outro momento muito importante vivido em 2019 foi a ação da ‘Biblioteca de Portas Abertas’, onde a biblioteca da escola – André Neves – abriu suas portas para a comunidade, colocando à disposição seu acervo para quem desejasse degustar uma história.

Neste ano também a arte invadiu o nosso cotidiano a partir do projeto ‘Esconderijo do Artista’, quando, em parceria com o aquarelista Antonio Giacomin, nossas crianças visitaram  a exposição Cores da Infância,  participaram de workshops e produziram muita arte a partir do que foi vivenciado.

Em 2019 o Pré também realizou uma viagem para o Museu de Ciências da PUC, um passeio investigativo, parte do projeto ‘Olha Como Eu Grito’. Foram momentos inesquecíveis observando a imensa curiosidade das crianças diante dos experimentos científicos e tecnológicos.

Dando continuidade aos momentos mais importantes da escola nestes últimos 12 meses, vem uma ação de muita simplicidade, porém, marcante para os nossos pequenos: a ‘Algazarra da Bicharada’, onde as famílias trouxeram os seus pets para virem buscar as crianças na escola. Tinha cãezinhos, gatinhos, ramster e até calopsita, acreditem!

E no meio de tantas coisas legais, não poderia faltar, é claro, o banho de chuva e o banho de lama. Não precisamos nem falar o tamanho da folia, né? Quem circula pela escola pode ver nos painéis expostos nas paredes as fotos, que não nos deixam mentir.

Outra ação que nos encheu de alegria foram os ‘Rituais da Infância’, em que resgatamos brincadeiras antigas como 5 marias, pula elástico, comidinhas da natureza, jogo de peteca, esconde-esconde, pega-pega dentre outras. Nessas horas pudemos ver o quanto essas brincadeiras continuam entretendo e divertindo verdadeiramente as crianças.

Este ano foi marcante também pela realização do I Esconderijo em Arte, que nasceu com o intuito de dar visibilidade aos projetos de pesquisa das crianças ao longo do ano. Em 2019, especialmente, a intenção inicial foi investigar quais as linguagens das infâncias habitavam o cotidiano da Esconderijo Sapeca.

Por fim, não poderíamos deixar de citar o espetáculo cultural Criançamento das Palavras, realizado na primeira semana de dezembro, onde as crianças apresentaram performances musicadas por Márcio de Camillo a partir de poesias de Mário Quintana e Manoel de Barros, este último um dos inspiradores da escola. As crianças tocaram os nossos corações e emocionaram para valer!

Muitas outras ações foram realizadas, faltaria espaço para descrever. O importante é percebermos o quanto nossas crianças estão sendo estimuladas nas diversas áreas e o quanto estão produzindo, crescendo e, ao mesmo tempo, vivendo a infância. Mais importante ainda é percebermos, diante de tudo o que foi descrito, que a Esconderijo é uma grande família que só é do jeitinho que é porque tem cada uma das suas crianças,  e conta com uma equipe de pessoas muito comprometida, tem o respaldo das famílias que demonstram amorosidade e confiança na a escola.

Valeu 2019! Ano que vem tem muito mais!