Ser professor na Educação Infantil
Ser professor na Educação Infantil é uma tarefa complexa, não basta ter didática apenas, é preciso ter qualidades que estão para além de saber “dar aula”, como saber conviver, compreender os processos e amadurecimentos das crianças, transformar-se cotidianamente, aprender com as situações que emergem no cotidiano vivo da escola, e experienciar múltiplas formas e formatos que demandam da profissão. Diria ainda, que não basta saber o ofício, não basta saber ensinar a dar os primeiros passos, a comer sozinho, a ir ao banheiro, a escovar os dentes e tantas outras tarefas, precisa SER e PERTENCER.
Precisa ser aquele que vê cada um em sua individualidade, precisa ser aquele que acolhe, que brinca junto, que proporciona novas experiências, que pesquisa, cria e se reinventa a cada dia. Embora haja diversas tarefas de cuidados com as crianças nas atividades desse professor, sua função vai muito além disso. Estamos falando da formação de um indivíduo de forma integral e isso precisa ir além dos cuidados com a integridade física dos pequenos. O saber dos professores não é um conjunto de conteúdos cognitivos, é um processo de construção. Mas uma construção entre diferentes saberes, os de vida, de experiência e os de trajetórias pessoais (TARDIF, 2003).
O professor de educação infantil necessita saber fazer, saber ser e saber entender sobre múltiplas áreas, visto que é nessa etapa que a criança explora, desenvolve e aprimora as suas diferentes linguagens. Por isso conviver com as crianças nessa etapa tão rica e de beleza inigualável e permitir que explorem suas diferentes linguagens e potências em singularidade permeia uma gama de saberes muito diversificados. O professor dessa etapa necessita ter uma “antena” multissensorial, deve sempre estar atento, observar as diferentes manifestações das crianças e captar informações importantes para poder potencializar a singularidade de cada ser que educa.
Na Esconderijo Sapeca a direção e coordenação da escola fazem com sua equipe de professores um trabalho muito similar ao que nós realizamos com as crianças, pois, somos vistos em nossa singularidade e individualidade. A escola está sempre pensando em nosso aprimoramento, em nos manter ativos em relação a nossa formação e aprendizagem. A Esconderijo acolhe, escuta, discute e compartilha das nossas ideias, como educadora sinto-me lisonjeada em poder estar em um local que está em constante crescimento, que luta por um ensino diferenciado, que respeita a infância e que enxerga a criança como protagonista e o professor como mediador de todas essas histórias que estão sendo “escritas” diante de seus olhos, porém, mesmo sendo mediadores das descobertas, somos vistos como parte fundamental para que toda a magia possa acontecer.
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