O período que marca o início da criança na escola tem uma importância profunda para sua evolução. As relações sociais são fundamentais para a solidificação do desenvolvimento da criança e, no ambiente escolar, a essência das relações entre educadores e crianças é que irá garantir o desenvolvimento da criança em sua totalidade.

O afeto é importantíssimo para o desenvolvimento da criança. É através das sensações que o afeto possibilita que a criança passe a sentir-se segura e a desenvolver seu aprendizado. A afetividade é a parte do psiquismo responsável pela significação sentimental de toda nossa existência. Os sentimentos agradáveis, sensações de felicidade, os picos de angústia ou, até mesmo, a tristeza, conceitos esses que são atribuídos pela nossa afetividade.

Os indivíduos interagem e criam laços de afetividade por intermédio dos estímulos que recebem do ambiente no qual encontram-se inseridos. É importante entender que a afetividade precisa ser cultivada em todas as relações. Neste sentido, é importante refletir que é por intermédio das experiências que a criança vivencia que as ações e objetos começam a ter um valor não só cognitivo, mas também afetivo.

 Tendo como princípio que a escola é um ambiente onde é possível a criança ter novas e diversas vivências, acaba por si a propiciar novas experiências, sendo elas essenciais para a construção do indivíduo. Cabe destacar que afetividade não é apenas manifestação de afeto, aconchego e acalento, se faz necessário comprometimento e ética profissional, além da correlação, onde haja uma prática pedagógica pautada e constituída no respeito, na potência humana, e no estabelecimento de limites, de modo que o adulto contribua com o desenvolvimento e fortalecimento do eu da criança, para que ela desenvolva empatia, respeito, confiança em si e no outro.

A afetividade faz parte do processo cultural das nossas crianças e deve ser considerada parte inseparável da aprendizagem. Desta forma, a afetividade permeia o processo educativo em sua totalidade, favorecendo e contribuindo para uma aprendizagem significativa. A importância da afetividade dentro do processo de ensino-aprendizagem traça um paralelo entre o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento afetivo, assim, percebe-se as contribuições para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo.