O dia como educadora do grupo do berçário começa sempre com a expectativa de receber e acolher cada bebê que adentra a recepção da Escola Esconderijo Sapeca. É preciso ter um olhar particular para cada criança que chega todo dia com muito carinho e afeto, saber das suas necessidades individuais, atendê-la com amor e atenção, mas acima de tudo com profissionalismo, afinal, o dia está apenas iniciando e o mesmo pode ser de muitas vivências prazerosas e de muitos desafios. No berçário temos uma rotina, dividida entre o educar e os cuidados com cada bebê como higiene, alimentação, descanso entre outros para que tudo possa fluir bem.

No decorrer do dia seguimos a rotina da escola, as refeições onde estimulamos a alimentação saudável e a autonomia dos bebês para aprender a conduzir o talher a sua boca. No momento das trocas onde há uma interação exclusiva com cada bebê, valorizando cada gesto e dando uma atenção individual existindo cumplicidade, respeito e troca de diálogos através de gestos, balbucios e sorrisos.

Na parte pedagógica propiciar um ambiente investigativo, contínuo de descobertas e prazeroso para que o bebê se sinta bem e que esteja desejoso pela curiosidade de explorar, vivenciar e aprender no decorrer do dia. O trabalho desenvolvido pela educadora de berçário e a proposta durante a rotina são as grandes responsáveis por promover a relação entre a criança e o ambiente que o cerca. Cada bebê é único e capaz dentro de suas potencialidades. Como educadora responsável pelas crianças, me envolvo e me mobilizo, dirijo meu olhar, minha atenção, me alegro, e vivo diferentes sentimentos. Em prol das crianças busco novos conhecimentos e aprendizagens, e sou desafiada a reinventar novas práticas dentro da minha profissão.

No nosso imaginário, assim como no de nossa cultura, os bebês são sujeitos a serem admirados e cuidados. A eles, são dirigidas gracinhas, caretas expressivas, palavras em tons diferenciados, há vontade de ficar perto e de abraça-los.

Ao finalizar o dia é gratificante ver que através das observações feitas posso perceber as dificuldades e as conquistas, estar disposta para que cada dia seja e se torne único, com o desejo que o próximo dia seja ainda melhor.