Este momento na vida das famílias vem permeado por novos sentimentos, novas emoções e preocupações, uma experiência singular. A partir desta nova vivência dos nossos filhos, também um novo universo surge, e agora todos os membros da família passarão a ter muitas histórias para compartilhar.

Além das questões emocionais oriundas da confiança que devemos ter pela instituição que será responsável por nosso filho, vem à preocupação da escolha adequada e assertiva de “qual” será esta escola. Infelizmente, nossa condição e conhecimento acerca de espaços escolares advêm da nossa própria experiência, quando crianças, na maioria dos casos.

Porém quando falamos em crianças pequenas, podemos afirmar tendo como base órgãos que realizam trabalho voltado à infância, como a OMEP, que o melhor lugar para uma criança pequena estar, é em espaços criados para esta finalidade, espaços exclusivamente pensados para crianças de 0 a 6 anos, as escolas de Educação Infantil.

Existem alguns parâmetros que podem nos ajudar a encontrar a escola ideal, cabe salientar que cada família tem sua cultura, crença, sua maneira de ver o mundo e o que acredita ser o melhor para o seu filho, então a escolha nunca deve ser embasada 100% na escolha que amigos fizeram. Avalie com critérios, o que SUA FAMÍLIA espera da escola, assim a margem de erro é bem menor.

Visite pelo menos três escolas, possibilitando obter comparativos e conhecer diferentes possibilidades. Assim você também consegue avaliar em qual destes três locais a família se sentiu mais valorizada, e sentiu-se em “sua própria casa”. Preste atenção e leve em consideração o que seu “feeling” apresenta.

O tempo de existência da escola também é importante, visto que toda a experiência educacional e administrativa da escola, através da direção, é colocada em prática nas ações diárias desenvolvidas por toda a equipe de funcionários, principalmente educadores. Procure saber se a escola investe/oferece formação e apoio constante aos seus educadores.

Toda escola deve possuir uma visão, missão, filosofia, ou padrões que norteiam toda a sua ação com as crianças e relacionamento com as famílias das crianças, desde os cuidados até a educação e desenvolvimento. Entenda o que a escola pensa sobre INFÂNCIA, seu Projeto Pedagógico, estes devem estar alinhados com o que a família procura, ou no mínimo devem satisfazer as necessidades da mesma.

Após, pode-se observar em nível de estrutura, se a escola possui espaços interessantes, diversificados, seguros e lúdicos. A criança pequena precisa ter o máximo possível de experiências e aprendizados enquanto frequenta a escola. Desta forma, a mesma deve possibilitar tempo, oferecer espaço e materiais suficientes e adequados em todos os momentos necessários, oportunizando acesso às crianças e aos profissionais da educação.

Finalizo dizendo, que a melhor escola é aquela que possui dentro dos seus espaços, adultos (pais e educadores) e crianças com personalidade, relacionando-se com liberdade e com respeito. Isto pode ser traduzido através do semblante e sorriso das crianças e do que elas nos contam. Só assim pode-se afirmar que a escola é eficaz na responsabilidade de participar da formação de cidadãos de paz, amor e sabedoria!

Boa sorte!

Vânia Marin Servelin

Diretora Escola Infantil Esconderijo Sapeca há 24 anos.

Graduada em Administração de Empresas, Pós-graduada em Gestão e Ludicidade Escolar, MBA em Gestão de Pessoas e Coaching.

 

Créditos da Imagem: <a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/arvore">Árvore foto criado por freepic.diller - br.freepik.com</a>