Com o advento dos jogos eletrônicos, algumas brincadeiras antigas começaram a se perder no tempo. Mas, se os pais não têm a mesma habilidade que seus filhos para os jogos eletrônicos, como irão partilhar de brincadeiras em família?

Talvez essa não seja uma tarefa tão difícil, se os pais se propuserem, com criatividade, a resgatar as brincadeiras tradicionais que marcaram a sua infância e a de seus pais, revivendo-as no cotidiano de seus filhos, dedicando um tempo de qualidade a suas crianças.

Criança gosta mesmo é de novidade. Então, imagine o quanto iriam se envolver se os seus pais lhes apresentassem o mundo das brincadeiras antigas, como amarelinha, pião, boneca de papel, quebra cabeça, passa-anel e tantas outras. Neste aspecto, o desafio é despertar o interesse das crianças através da curiosidade delas por algo que precisarão descobrir...

Para ajuda-los, papais e mamães, vamos relembrar algumas dessas brincadeiras que ficaram esquecidas com o tempo, para você trazê-las ao cotidiano de seus filhos.

Que tal começarmos falando da brincadeira de roda?? As cantigas como “roda-cotia”, “ciranda-cirandinha”, “carneirinho, carneirão” certamente estão bem vivas em sua mente, não é mesmo? Então, que tal convidarem seu pequeno para brincarem juntos? É uma forma lúdica de desenvolver a expressão corporal, coordenação motora e o ritmo das crianças.

Trazendo de volta a amarelinha encontramos, também, outra forma de treinar a coordenação motora e o raciocínio dos pequenos de uma forma bem divertida. Você deve lembrar bem de como se desenha o circuito da amarelinha com giz no chão, mas hoje em dia é possível encontra-los prontos em lojas de brinquedos, feitos em EVA ou tapetes antiderrapantes, que ficam adequados, inclusive, para quem mora em apartamentos.

Uma brincadeira muito divertida também para a família é a peteca, que tem, como única regra, aquele “não deixar a peteca cair”! Pode-se brincar em duplas ou em rodas de três a mais pessoas.

As crianças de hoje costumam gostar muito quando conhecem a brincadeira de “passa anel”. Bem, é só lembrar de como você também gostava, não é mesmo? Ganha quem adivinhar com quem está o anel e sai do jogo quem tenta adivinhar e não consegue. Esta costuma ser uma brincadeira interessante para a criança porque aguça o senso de observação.

E temos muitas outras para citar aqui, como a brincadeira de pião, que traz a “disputa saudável”, a das cinco marias, que desenvolve a habilidade com as mãos e coordenação motora, a brincadeira do mestre mandou, que atribui prendas divertidas a quem não conseguir realizar a tarefa dada pelo mestre, além da brincadeira de pular corda, do elefantinho colorido e muitas outras.

Trazendo estas atividades para o cotidiano da sua criança, você estará permitindo que seja reatado o elo do lúdico tradicional com o entretenimento infantil atual, e encontrando muitas formas de brincar com suas crianças pequenas e ter momentos inesquecíveis em família. Afinal, esse tempo do seu filho criança, não voltará mais, e é bom aproveitar cada minuto.

Esperamos que este conteúdo tenha trazido memórias da sua infância e a vontade de replicá-las na vida de seus pequenos para que sintam a mesma alegria que você sentia quando era criança.