Quando família e escola trabalham juntas
A família e escola que escutam a criança, estimulam-na, observam as suas potencialidades e incentivam a mesma a experienciar diversas atividades, são fundamentais para a formação de indivíduos íntegros e plenamente desenvolvidos.
Quando família e escola trabalham em parceria, numa sincronicidade em seu discurso e ações, criam uma sinergia que traz uma série de benefícios, potencializando o aprendizado e o desenvolvimento integral das crianças.
Isso porque, ao perceberem as relações próximas e linguagens similares utilizadas entre família e escola, as crianças passam a apresentar maior confiança e segurança. Também, estreitando-se esse relacionamento, as mesmas deixam de estarem sujeitas a aprendizagens isoladas e tudo passa a ser um grande aprendizado; as crianças passam a vivenciar experiências educativas tanto na escola quanto no convívio familiar.
É muito importante, também, que exista uma via aberta entre esses dois pilares, onde possa existir uma troca constante e onde a participação assídua dos pais no ambiente escolar seja sempre incentivada. É muito importante para as crianças, por exemplo, perceber que seus pais frequentam a escola em reuniões e eventos, bem como que seus pais se envolvam nas atividades que são levadas para casa, propostas pela escola justamente para serem desenvolvidas em família.
Importante salientar que há de existir entre a família e a escola uma relação de cumplicidade e confiança, pois no momento em que surge algum desafio ou divergência, se ambas não estiverem alinhadas os problemas podem aumentar e interferir no aprendizado das crianças, do contrário, se escola e família tiverem uma relação pautada no respeito e na ética, os benefícios são inúmeros.
É fundamental, também, que a família endosse o trabalho que está sendo realizado pela escola, que se mostre confiante nos cuidados que a escola está tendo para com os seus filhos, respeitando o espaço escolar, respeitando as regras, compreendendo as solicitações e acreditando que o profissionalismo da instituição é único, e não compete com a experiência familiar. Cada um com sua função, respeitando os conhecimentos e espaço do outro, assim somando e não dividindo. Afinal, ser crítico não significa ser invasivo, o que pode ocasionar o afastamento ao invés da proximidade.
É muito importante, também, que os pais, em situações de dúvidas, não procurem informações nos grupos de whats de pais, e sim, diretamente na fonte, que é a escola. Assim terão as respostas efetivas e exatas para os seus questionamentos.
Esse tema do blog vem como um chamado para famílias e escolas passarem a alinhar suas condutas em prol da potencialização do aprendizado e desenvolvimento de suas crianças. Ao visitar uma escola, verifique se a proposta pedagógica prevê práticas que incluam a participação da família no processo escolar. Dessa forma, fica mais fácil garantir uma educação de excelência para as crianças.
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