2020, um ano para reflexões...
Quase completando um ano de enfrentamento à pandemia, todos temos que refletir sobre os acontecimentos e desdobramentos deste período, como forma de buscar melhorias tanto para nossa vida pessoal como profissional. Não é possível ficar indiferente ou sair da pandemia sem mudanças e aprendizados.
Como escola infantil, passamos a ter uma sensibilidade ainda mais “aguçada”, pois o nosso trabalho é completamente embasado em relações. Como as mesmas mudaram sua forma de existir, tivemos que nos empenhar em inovar, e com muita persistência encontrar soluções que antes da pandemia estavam distantes da nossa realidade.
Analisando a questão das crianças neste contexto, percebe-se o quanto é importante o papel das escolas em maximizar o desenvolvimento de suas aptidões, pois serão fundamentais para o enfrentamento de situações que fogem do padrão. Temos que treinar nossas crianças para criar hipóteses que nem sequer foram imaginadas.
Quando nós falamos em criar, queremos definir que, ao contrário da escola tradicional, a escola inovadora acredita no potencial de suas crianças e as ensina a alçar voos mais altos, desenvolvendo as habilidades sócio emocionais das crianças pequenas, previsto na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), através de uma equipe multidisciplinar que estuda, observa, discute e age, acreditando que sempre pode fazer melhor.
São inúmeras as possibilidades de transformação que ocorrem nos espaços das escolas inovadoras, citaremos algumas, tais como:
Desenvolvimento do AUTOCONHECIMENTO, através de atividades que estimulam e incentivam a inteligência emocional, sempre de forma lúdica, as crianças vão conhecendo mais sobre as principais emoções e sentimentos do ser humano, tais como: medo, raiva, alegria, tristeza e frustração. Assim, elas compreendem melhor o que sentem, aprendem a importância destes em nossa vida, conseguindo inclusive se expressar melhor.
A AUTONOMIA, através de uma participação e envolvimento em pequenas atividades diárias, próprias para a idade, as crianças assumem um protagonismo que lhes permite sentirem-se aptas e valorizadas, encorajando as mesmas nas suas escolhas e independência.
A PRÓ-ATIVIDADE, quando a escola estimula seus pensamentos, suas vozes, através da valorização das opiniões, do senso crítico, as crianças obtém a força necessária para agir, tomar decisões, sempre com a segurança e acolhimento dos adultos.
A RESILIÊNCIA, tão necessária na vida adulta, como capacidade de enfrentamento das adversidades da vida, não nasce com o indivíduo, devendo ser ensinada pela família e escola. Esta habilidade emocional pode ser estimulada incentivando diariamente a criança a não desistir, tentar novamente, do seu jeito. Os profissionais envolvidos trabalham em prol do fortalecimento da autoestima da criança.
São ações constantes, inseridas na missão e visão da escola inovadora, que proporcionam a base para uma geração autoconfiante, cidadã, atenta aos princípios de convívio e aos valores humanos. Adultos que, desde pequenos, foram preparados para o futuro, enquanto vivenciaram uma infância plena e feliz!
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