Na escola de Educação Infantil Esconderijo Sapeca, concebemos os espaços como parceiros pedagógicos do professor, esses espaços vão revelar a concepção de criança e das infâncias que a escola pensa e acredita.

Nessa época do ano, principalmente, percebemos muitas famílias em busca de escolas para os seus filhos, uma dica válida é observar os espaços que as escolas dispõem, por exemplo, é um espaço amplo, bem arejado e higienizado? As crianças têm acesso aos materiais, onde ela possa buscar e ter a sua disposição essas materialidades, sem dependência do adulto o tempo todo? Há quantidade suficiente de objetos e materiais para todas as crianças sem que haja disputas desnecessárias? Esse espaço, é pensado para acolher e receber a criança com segurança?

Esses questionamentos são importantes e decisivos pois, a criança passa boa parte do seu dia dentro da escola e essa, por sua vez, deverá ser um espaço de respeito, de oportunidades e experiências. Esses espaços, que não são apenas as salas referência da criança, como sala fixa, mas envolve, o quintal, a biblioteca, os corredores, o refeitório e tantos outros, precisam ser espaços que necessitam ser cuidados e nutridos, não pode ser de qualquer jeito, de qualquer forma ou de práticas empobrecidas.

A criança ocupa diferentes espaços em uma mesma sala, precisa haver nesse sentido, opções de escolha dentro dos espaços de referência delas, onde possam perceber as potencialidades das propostas disponíveis, por vezes em uma mesma sala, disponibilizamos contextos de aprendizagens variados como, literatura, desenho, argila, o brincar simbólico, etc. A maior potência está na intenção e nas modificações que vão ocorrendo no dia a dia.

As escolas precisam valorizar as múltiplas formas de interação, comunicação e expressão das crianças, nesse sentido é urgente pensar em estratégias dentro do cotidiano da escola que potencialize os diversos tipos de manifestações artísticas, culturais, expressivas, tecnológicas, corporais, etc.

Compreendemos que todas as crianças têm potencialidades e são capazes de construir formas e significados que estabelecem múltiplas interações e relações com o mundo e também um movimento em prol de descobertas e aprendizagens, desta forma valorizamos a força do coletivo na escola da infância e também a singularidade nos movimentos individuais de cada criança.

A escola que você pensa para o seu filho, trabalha com quantidade ou qualidade? É uma escola tradicional, com discurso construtivista? Diz que realmente as crianças aprendem mas ignora as suas potencialidades e diversas manifestações? Menciona que se preocupa com o desenvolvimento integral do sujeito, mas ainda acredita que todas as crianças devem fazer tudo ao mesmo tempo, tendo a mesma matriz?

O maior legado que deixamos para nossas crianças, são as vivências e experiências que oportunizamos, são as memórias afetivas que criamos principalmente na primeira infância, e a escola é fundamental para que a criança possa viver as suas infâncias de forma digna, respeitosa e feliz. Só se é criança uma vez na vida!

Hoje, já refletiu sobre suas escolhas?