A música é uma expressão cultural universal que une as pessoas. Não se conhece nenhuma civilização que não possua manifestações musicais em sua cultura. Qualquer um pode fazer música, desde o simples batuque em uma mesa até o arranjo de uma grande orquestra.

           É praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de expressão, de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.
          Baseando-se nesse enorme conhecimento do papel que a Música possui em nossa sociedade, a introdução desta Arte no cotidiano do percurso pré-escolar, tem como objetivo melhorar o aprendizado e a sensibilidade da criança aproximando mais ainda a Música à vida dos alunos.

           É de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a potencialização da aprendizagem em geral, a percepção auditiva, a sociabilidade,  entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar aos educandos a vivência com outros contextos sócio-culturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas.
          Assim, a minha intervenção na Escola Esconderijo Sapeca tem duas finalidades principais:

1) mostrar como a música possa servir como ferramenta didática para a aprendizagem dos outros “Campos de experiência” com os quais a Escola lida todos os dias, conforme as orientações da BNCC.

2) Aprimorar em cada criança, através de atividades lúdicas e com forte base didática, o conceito da cooperação, contribuir para o respeito dos outros, desenvolver suas habilidades naturais, valorizando sua criatividade e sua auto-estima.