Na Esconderijo Sapeca, trabalhamos com os ateliês como uma resposta ética, política e estética aos direitos das crianças. Ao possibilitar contextos investigativos por meio das diferentes linguagens como a música, o desenho, as artes, a pintura, dentre tantas outras, estamos oportunizando que as crianças a partir das suas linguagens expressivas comuniquem suas teorias interpretativas e poéticas.

Toda a criança é criativa, inventiva e curiosa e tem o direito de produzir sentido através das relações que estabelecem entre seus pares e também através do ambiente que estão inseridas. Os ateliês, desta forma, são espaços e tempos de aprendizagem, de pensamento e liberdade de expressão gerando transformação no ensino e na aprendizagem pois apoia os projetos de pesquisa e qualifica os processos criativos das crianças e dos adultos.

Integrar os ateliês dentro do currículo da escola considerando as linguagens expressivas tão importantes quanto as “disciplinas” tornam a experiência de aprendizagem mais íntegra e completa. Desta forma, buscamos através das práticas concebidas nos ateliês, promover a participação das crianças, desenvolvendo de forma lúdica e prazerosa a sua criatividade, a sensibilidade estética, a cooperação, o pensamento crítico e o raciocínio profundo.

A criança desde o nascimento dispõe de inúmeros recursos e potenciais além de capacidades incríveis e por meio das diferentes linguagens materializam suas ideias, exibindo ampla curiosidade sobre as coisas. Quando ouvidas, as crianças nos mostram que é possível formular conhecimentos e saberes muito além das linguagens verbais ou escritas.

Em seu desejo de expressar-se, a criança utiliza diferentes linguagens entre elas a linguagem poética e metafórica. Nesse contexto, dispomos de um adulto que é inventivo, brincante, que interage e escuta as crianças, que não banaliza o que falam e o que constroem, que se maravilha com as ações que produzem, que são competentes e também criativos.

Aqui a criança vive a sua infância no presente, todas as experiências são vividas com intensidade no aqui e no agora, esse é o tempo que faz sentido que encoraja e que desenvolve todo o potencial da criança, cognitivo, social e afetivo, criando uma base sólida e potente, deixando marcas que permanecerão ao longo da sua vida.

Voltando ao título, qual a importância dos ateliês no desenvolvimento das crianças, diria que total pois desenvolvem-se integralmente, tornando-se crianças investigativas, competentes, empáticas, dialógicas, tolerantes a frustrações, críticas, pensantes, inventivas, dentre tantas outras aprendizagens que desenvolvem.