A Esconderijo Sapeca compreende a infância como uma experiência particular com o tempo, o qual a criança vive de forma intensa, um tempo permanente para ela ser o que é e tudo aquilo que deseja experimentar. Concebemos a criança como um sujeito potente, capaz de criar e recriar diferentes universos num curto espaço de tempo protagonizando e produzindo cultura. Entendemos ainda que a criança pequena necessita ter seu tempo respeitado assim como requer continuidade de ações.

O poeta Manoel de Barros com sua poesia, fala das desimportâncias e dos despropósitos da vida, com isso nos inspira na promoção do tempo aión, tempo de intensidade, livre de qualquer utilidade a qual a infância está vinculada, ou seja, a criança possui capacidade de presença e inteireza em tudo aquilo que faz e as potencializa quando lhe é concedido tempo para brincar, explorar, participar, conviver, expressar e conhecer. 

A continuidade do ato de cuidar e educar de crianças durante o período de férias está intimamente ligado à promoção de contextos que permitam a criança, a partir de todas as linguagens que dispõem, manifestar a sua ação inventiva, pulsante e brincante a qual vai permeando as suas vivências e interações cotidianas, nesse sentido, a infância vai sendo saboreada a cada dia, para além de um calendário escolar.

Nossa escola atua na promoção dos direitos da criança e esse compromisso implica em ações ininterruptas de educação e cuidado, ciente de sua função social em relação ao atendimento dos bebês, das crianças muito pequenas e das crianças pequenas. É oportunizado um lugar de proteção e acolhimento às demandas infantis todos os meses do ano, de modo que as famílias que integram a comunidade educativa possam seguir seus compromissos na certeza de que seu filho e filha estão seguros e usufruindo de um espaço divertido e confiável de relações e descoberta, ao mesmo tempo em que esse espaço acolhe ele desafia as crianças através de propostas que promovem a sua autonomia em todos os sentidos.

As Férias Sapecas é uma das ações do projeto institucional Esconderijo tem tudo que preciso onde, a cada ano, uma temática é escolhida articulando os princípios da escola com os interesses das crianças. Férias é sinônimo de diversão, brincadeiras com amigos e amigas, quebra de rotina e tantas outras características que permitam o ser humano, seja ele adulto ou criança, entrar em contato com uma sensação de tranquilidade, leveza e bem estar. Para 2019, o tema A infância não tira férias vincula-se com o direito ao brincar em uma relação flexível com o tempo, permitindo o pulsar entre a ação e o repouso, ambos necessários para o desenvolvimento saudável de uma criança. O projeto estrutura-se a partir de quatro premissas: a infância é todo dia; criança é natureza; o imaginário é linguagem primordial da criança; a materialidade do brincar (água, terra, fogo e ar) habitam o imaginar.

De acordo com Piorski (2017), a natureza, assim como a criança, não é algo dado ou revelado, mesmo assim é potente, para tanto, precisamos conhecer sua semântica; sua linguagem; sua forma de produzir nova vida. Compreendendo que pelo imaginário a criança se manifesta e encanta o mundo pela materialidade do mundo permeada pela força imaginária. A imaginação encontra a natureza e então se torna capacidade criadora e constrói conhecimento.

Trazer a elementaridade da natureza para o ambiente acorda a vitalidade criadora e os campos de interioridade do humano. Há uma força, uma vontade, um desejo que move o fazer livre da criança. Esse fazer acontece pelo brincar oriundo do mundo da imaginação. A potência imagética do brincar da criança através das produções materiais, gestuais ou narrativas possuem a expressão dos quatro elementos da natureza. “Se bem observado, é possível detectar linguagens, corporeidades, materialidades e sonoridades do brincar associadas a esse inconsciente natural que mora no imaginar e, constantemente, se mostra no fazer das crianças. (PIORSKI, 2016, p.19).

As trilhas do brincar: criança e natureza desenvolvidas no projeto as quais serão realizadas no período de férias foram planejadas levando em consideração os aspectos explicitados nesse texto assim, experiências serão vividas e sentidas com intensidade e continuidade.

 

[1] Coordenadora Pedagógica da Esconderijo Sapeca. Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e Educação Especial.

[2] Assessora Pedagógica da Esconderijo Sapeca. Especialista em Pedagogia Gestora, Psicopedagogia, Atendimento Educacional Especializado e Mestre em Educação.